RESPIRE, TRANSPIRE E VIVA MELHOR!!!!

RESPIRE, TRANSPIRE E VIVA MELHOR!!!!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral

Agachar é uma ação natural do ser humano, E no decorrer do tempo, realizar movimentos constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral.


A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto acontece a maior parte das disfunções que causa as dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma corretas podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de discos, cujo o estagio inicial está presente em quase  65% da população adulta brasileira, entre 25 a 50 anos de idade.

As vértebras da coluna estão unidas por articulações, chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos por uma material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante ao amortecedor proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto.


A hérnia de discos, ocorre quando a parte do disco (em geral os das vértebras cervicais, dorsal ou lombar) se desloca para trás ou para lado da coluna, comprimindo nervos causando dores. Segundo fisioterapeuta e quiropraxista Gustavo Pilon " as dores são causadas por essas compreensão neural e não pela hérnia de disco em si. Nenhuma hérnia de disco dói.A hérnia apenas vai doer se o nervo for comprimido. Em qualquer estágio, se a hérnia não ´apertar`não haverá dor. A dor é um mecanismo de defesa, explica, acrescentando que `destravando a coluna, liberando o nervo e flexibilizando novamente os músculos é possível em um prazo de duas a três semanas, dependendo de cada individuo, um tratamento eficaz para essas dores".


No entanto os exercícios físicos podem minimizar as dores associadas pela hérnia de discos, além de prevenir protusões futuras, melhora a nutrição do discos intervertebrais, aumentar a difusão passiva de oxigênio e diminuir a concentração de hidrogênio.


Na musculação, os exercícios são efetivos e benéficos para o tratamento de hérnia de disco, já que possibilitam ao aluno trabalhar flexibilidade e força, fatores fundamentais para um retorno natural do cotidiano. O grande problema é quando começa um exercício sem orientação como agachamento, aumentando uma carga na coluna e no joelho sem estar preparada pra isso. 


AGACHAMENTO X HÉRNIA DE DISCO


O agachamento é um dos melhores exercícios mais completos e complexos que existem, já envolvem diversos músculos, tendões e ligamentos. Por isso, pode ser um exercícios contraindicado para pessoas com lesões mais GRAVES na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco. Isso depende muito de cada aluno, pois tem aluno que tem hérnia e consegue fazer o agachamento normal mas não sente dor e tem a região do core fortalecido. O importante é você descobrir o limite do corpo.


Os principais músculos que deve ser trabalhados para estabilizar a coluna e diminuir os riscos de uma nova crise e novas hérnias são os multífidos, eretores da espinha e o transverso do abdômen. Pessoas que tem hérnia é importante realizar exercício físico de baixo impacto, como alongamento e fortalecimento da musculatura, tanto abdominal, tanto parte posterior da coluna. Esses exercícios estabilizam a coluna, reduzindo a força pra frente e pra trás da mesma. 

Tomem cuidado aos alunos que tem hérnia de disco, prestar atenção no movimento e respeitar a dor. Sempre chame um profissional da área para ver se está fazendo correto.





Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!!
Profª Camila Armando 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Os 5 maiores mitos da definição abdominal!!!

Praticantes todos os mitos da definição abdominal relatados abaixo podem ser vistos comumente na rotina de muitas pessoas. Confira a lista abaixo e veja o que acha.

MITO 1
A musculatura abdominal é diferente das outras.

Seus músculos abdominais são como qualquer outro músculo em se corpo. A ùnica diferença é que ao contrário do bíceps ou tríceps, ele não descansa sobre a estrutura óssea. Sendomassim, você deve treiná-lo da mesma forma que treina os outros grupos musculares. As leis básicas da fisiologia se aplicam a todos os músculos, incluindo o abdômen. Isso significa que você deve fazer os exercícios de forma correta se quiser ter resultados efetivos.

MITO 2
Você treinar seu abdômen diariamente.

As regras de um bom treinamento de musculação que estipulam que cada grupo muscular deve ter no minimo um dia de descanso valem para seu abdômen também. Ao invés de fazer abdominais todos os dias, experimente treinar três vezes por semana. Os músculos abdominais também precisam de descanso para se desenvolver assim como o resto do corpo. O truque é treinar pesado.

MITO 3
Fazer abdominais elimina gordura da região.

Os exercícios abdominais não servem para queimar gordura. A grande maioria das pessoas acha que vai ficar com um abdômen definido somente por fazer abdominais. Isso é verdade até certo ponto, se aplicando apenas as pessoas que possuem baixos níveis de gordura corporal. Você não se livrará da gordura treinando o abdômen.  Isso só será feito atráves de exercícios prolongados e uma dieta balanceada, com baixo índice de calorias.

MITO 4
Devemos fazer altas repetições de execícios abdominais para ter resultados.

Como já dissemos no mito1, seus músculos abdominais são como todos os outros. Isso significa que você deve treinar o seu abdômen da mesma forma que treina qualquer outro músculo. Aposto que você nunca saiu por ai fazendo 100 repetições no supino, não é mesmo?
Com o abdômen você deve trabalhar da mesma forma, sobrecarregando os músculos gradativamente.

MITO 5
Se você tem problema nas costas, fazer abdominais vai piora-los.

O seu treino abdominal também fortalece suas costas. Os músculos opostos em seu corpo sempre ajudam uns aos outros. Então, se você tem um abdômen fraco, a carga do trabalho também recai sobre suas costas. Sendo assim, fortalecendo seu abdômen suas costas serão mais fortes também.

Fundamental para definir o abdômen é adotar uma boa dieta.




Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!!
Profª Camila Armando



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Flexibilidade do corredor melhora dentro da piscina


Alongamentos na água ajudam a soltar os músculos


Especialistas em biomecânica asseguram que o alongamento realizado dentro da água ajuda ampliar os movimentos e, com isso, obter um melhor resultado na recuperação do treino. Após a corrida, a sugestão é realizar movimentos na piscina com contagem de 20 a 30 segundos em cada perna, duas vezes.

Conheça os exercícios que ajudam a alongar os músculos dentro da piscina:

. Panturrilhas – com a água na altura do peito, segure a borda da piscina. Dê um passo para trás e faça força com a perna traseira para baixo. Fique assim por 20 segundos.

Posteriores da coxa – vá para o degrau da piscina. Coloque um em um degrau de baixo. Olhe para frente e flexione o quadril de modo a projetar o tronco adiante. Fique assim até sentir a coxa de trás se alongar.

Região lombar – Em pé, encoste o tronco na parede da piscina e abrace um das pernas na altura do peito. Segure o joelho com as mãos e puxe-o com firmeza, mantendo a postura ereta.



Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!!
Profª Camila Armando