RESPIRE, TRANSPIRE E VIVA MELHOR!!!!

RESPIRE, TRANSPIRE E VIVA MELHOR!!!!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Agachamento x Hérnia de Disco: os limites da coluna vertebral

Agachar é uma ação natural do ser humano, E no decorrer do tempo, realizar movimentos constantemente pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral.


A coluna é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto acontece a maior parte das disfunções que causa as dores nas costas. Porém, se dores na coluna não são tratadas de forma corretas podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves, como a hérnia de discos, cujo o estagio inicial está presente em quase  65% da população adulta brasileira, entre 25 a 50 anos de idade.

As vértebras da coluna estão unidas por articulações, chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos por uma material fibroso e gelatinoso, e desempenham a função semelhante ao amortecedor proporcionando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto.


A hérnia de discos, ocorre quando a parte do disco (em geral os das vértebras cervicais, dorsal ou lombar) se desloca para trás ou para lado da coluna, comprimindo nervos causando dores. Segundo fisioterapeuta e quiropraxista Gustavo Pilon " as dores são causadas por essas compreensão neural e não pela hérnia de disco em si. Nenhuma hérnia de disco dói.A hérnia apenas vai doer se o nervo for comprimido. Em qualquer estágio, se a hérnia não ´apertar`não haverá dor. A dor é um mecanismo de defesa, explica, acrescentando que `destravando a coluna, liberando o nervo e flexibilizando novamente os músculos é possível em um prazo de duas a três semanas, dependendo de cada individuo, um tratamento eficaz para essas dores".


No entanto os exercícios físicos podem minimizar as dores associadas pela hérnia de discos, além de prevenir protusões futuras, melhora a nutrição do discos intervertebrais, aumentar a difusão passiva de oxigênio e diminuir a concentração de hidrogênio.


Na musculação, os exercícios são efetivos e benéficos para o tratamento de hérnia de disco, já que possibilitam ao aluno trabalhar flexibilidade e força, fatores fundamentais para um retorno natural do cotidiano. O grande problema é quando começa um exercício sem orientação como agachamento, aumentando uma carga na coluna e no joelho sem estar preparada pra isso. 


AGACHAMENTO X HÉRNIA DE DISCO


O agachamento é um dos melhores exercícios mais completos e complexos que existem, já envolvem diversos músculos, tendões e ligamentos. Por isso, pode ser um exercícios contraindicado para pessoas com lesões mais GRAVES na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco. Isso depende muito de cada aluno, pois tem aluno que tem hérnia e consegue fazer o agachamento normal mas não sente dor e tem a região do core fortalecido. O importante é você descobrir o limite do corpo.


Os principais músculos que deve ser trabalhados para estabilizar a coluna e diminuir os riscos de uma nova crise e novas hérnias são os multífidos, eretores da espinha e o transverso do abdômen. Pessoas que tem hérnia é importante realizar exercício físico de baixo impacto, como alongamento e fortalecimento da musculatura, tanto abdominal, tanto parte posterior da coluna. Esses exercícios estabilizam a coluna, reduzindo a força pra frente e pra trás da mesma. 

Tomem cuidado aos alunos que tem hérnia de disco, prestar atenção no movimento e respeitar a dor. Sempre chame um profissional da área para ver se está fazendo correto.





Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!!
Profª Camila Armando 

Nenhum comentário:

Postar um comentário