RESPIRE, TRANSPIRE E VIVA MELHOR!!!!

RESPIRE, TRANSPIRE E VIVA MELHOR!!!!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Quem dorme bem, vive mais!


Procure melhorar a qualidade de seu sono para aproveitar melhor o dia!


Dormir é tão importante para conservar a saúde quanto ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Pesquisas mostraram que pessoas que viveram muito tempo tiveram ao longo da vida um sono regular. As pessoas longevas dormiram sempre bem e em quantidade suficiente. É durante o sono que descansamos do desgaste físico do dia. É também o momento de reorganização da mente após um período de muitos estímulos. Por isso, é fundamental garantir a qualidade do sono. Essa atenção especial pode ser a diferença entre uma vida saudável ou de muito stress. Durante o sono vivemos um estado fisiológico diferente. As ondas cerebrais se alteram (quando comparadas ao período em que estamos acordados); os músculos entram em um estado profundo de relaxamento; cai a temperatura corporal; os glóbulos oculares se movimentam; muda o ritmo respiratório; mudam as taxas hormonais e a freqüência dos batimentos cardíacos. Dentro deste complexo processo, a fase mais importante é a fase dos sonhos. 

Dura em média cem minutos. Falar em qualidade do sono é falar em controlar fatores externos que podem influenciá-lo. Fatores externos podem ser traduzidos por atitudes que devem ser evitadas. Entre elas, pode-se destacar: comer demais, dormir em lugares barulhentos e com muita claridade, ou com frio e calor excessivos. É importante também reduzir ao máximo a estimulação sensorial, ou seja: evitar o consumo, por exemplo, de substâncias que possam excitar o sistema nervoso, como bebidas que contêm cafeína. Mesmo que a necessidade de sono vença a excitação provocada por estas substâncias e a pessoa durma, a qualidade do sono poderá estar comprometida. Pessoas que dormem oito horas e ainda acordam com vontade de dormir possivelmente sofrem de distúrbios ou patologias do sono. A apnéia é o exemplo mais comum. Quem ronca tem a qualidade do sono muito ruim. 

Devido à falta de oxigênio (a pessoa pára de respirar por dez segundos), a fase dos sonhos é interrompida, gerando uma série de problemas. O mais freqüente é a fadiga, que provoca uma sonolência terrível durante o dia. As pessoas tendem a compensar o sono perdido neste período, ficando sonolentas o dia inteiro. A capacidade de atenção e memória caem, gerando dificuldades de aprendizado e concentração.




Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!!
Profª Camila Armando


Nenhum comentário:

Postar um comentário