RESPIRE, TRANSPIRE E VIVA MELHOR!!!!

RESPIRE, TRANSPIRE E VIVA MELHOR!!!!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Malhando aos 40.

Cada vez mais as pessoas estão começando a se exercitar nesta idade.

Você já está na faixa dos 40 anos, nunca praticou uma atividade física regular, mas tem vontade de experimentar? Anime-se! É cada maior o numero de pessoas nessa faixa etária que estão alcançando excelentes resultados com a pratica do exercício físico.

Antes de começar procure um medico para se submeter a uma avaliação de suas condições físicas, o que ajudara na escolha do melhor exercício. Depois dos 40 o corpo perde forca muscular. Para que quer alcançar um bom desempenho nesta idade o triatlo- ciclismo, corrida e natação- pode ser uma boa opção. 

Á medida que a idade avança, deve-se optar por exercícios de menor impacto.
Adultos saudáveis que buscam condicionamento aeróbico podem combinar exercícios aeróbicos moderados e intensos de trés a cinco dias por semana, de 20 a 60 minutos diários. Já quem optar por esportes de competição, deve associar os treinos a exercícios de força como musculação. E procura orientação de um profissional capacitado.


Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!
Profª Camila Armando

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Colesterol tem influência na evolução do Alzheimer, diz pesquisa

 
Cientistas encontram ligação entre proteína da doença e o colesterol. Evidência abre caminho para novos tratamentos contra o Alzheimer.

Uma equipe de pesquisadores americanos descobriu que o colesterol tem papel importante na produção de uma proteína que destrói neurônios e é considerada a principal causa da doença de Alzheimer. A descoberta foi publicada nessa semana na revista “Science”.

O Alzheimer é uma das formas mais comuns de demência, que leva a alterações progressivas da memória, de julgamento e raciocínio intelectual, e costuma acometer pessoas idosas.
A equipe de pesquisadores, comandada por Charles Sanders, do Centro de Biologia Estrutural, revelou a estrutura tridimensional de uma proteína que dá origem a outra chamada beta-amiloide, encontrada em exames feitos no cérebro de vítimas da doença.

Ao mapearem sua estrutura, por meio de uma ressonância magnética com dimensão microscópica, eles perceberam que o colesterol se ligava a uma parte dela.

“Há muito tempo que se pensa que, de alguma forma, o colesterol promove a doença de Alzheimer, mas os mecanismos não eram claros”, disse Sanders.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que o colesterol alto aumenta o risco de Alzheimer e tal evidência foi levada em conta pelos cientistas.

Segundo Sanders, a análise microscópica da molécula, que mostrou ambas coladas uma na outra, pode responder a questão e ter um papel decisivo na evolução do tratamento da doença.

Fonte: Portal da Educação Física

Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!!!
Profª Camila Armando

colesterol-tem-influencia-na-evolucao-do-alzheimer-diz-pesquisa
 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dor nas Costas.

Quando ela é passageira e quando indica um problema grave?


O tempo sentado no trânsito na ida e na volta para o trabalho, as horas passadas diante do computador seja no trabalho ou simplesmente navegando na internet, carregar os filhos e as compras. Não é difícil entender porque a maioria da população já teve ou terá dor nas costas. Acrescente-se a esse quadro o sedentarismo, o excesso de peso e o estresse da vida diária que faz com que os músculos acumulem tensões. Mas, como definir quando a dor nas costas é passageira ou sintoma de um problema mais grave?


A dor nas costas mais comum é a provocada pela lombalgia aguda, que dura em torno de 12 semanas. É  aquele desconforto que se sente na coluna lombar localizada entre a última costela e as nádegas e que vai aumentando de intensidade as medidas que nos movimentamos. Inclusive, ela pode ser causada por algum movimento errado que fazemos ao nos abaixarmos para pegar um objeto, por exemplo, ou quando carregamos excesso de peso.


Quando a dor nas costas dura mais de 12 semanas, passa a ser considerada crônica. Por ter causa multifatorial, é bem mais difícil de ser tratada, requerendo a procura de um centro especializado em dor, com equipe multidisciplinar formada por neurocirurgião, reumatologista, ortopedista, entre outros especialistas.
Nesse caso o indicado é procurar um especialista para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento.








Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!!!
Profª Camila Armando


















segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atividade física diminui a pressão sanguínea.

Mexer o corpo mesmo em pouca intensidade ajuda a evitar doenças cardíacas.

Não é preciso ser um atleta para que a atividade física surta efeito positivo sobre o coração. Um estudo americano descobriu que mesmo em pouca quantidade, a atividade física ajuda a diminuir a pressão sanguínea.
A alta da pressão arterial acontece quando há uma diminuição do diâmetro das artérias. Nesse caso, o coração precisa aumentar a força do batimento para que o sangue atinja todas as partes do corpo. Esse estreitamento pode ser devido a uma alimentação rica em gordura e sal, fazendo com que a gordura se aloje na parede das artérias.
A atividade física, somando a uma alimentação saudável, ajuda no controle da pressão arterial porque durante a sua realização é apresentado um aumento do espaço para que a passagem do sangue.



Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!!
Profª Camila Armando

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Exercícios para perder barriga.

As atividades mais indicadas para ter um abdome sarado.

Como é difícil se livrar daquela incomoda gordurinha na barriga, mal que acomete a maioria das pessoas, até mesmo as magras. Além da dieta alimentar, o tão cobiçado abdome sarado é conseguido com exercícios aeróbios e localizados e alongamentos para fortalecer e relaxar a musculatura da região. O cuidado com a postura também é importante. A hiperlordose, caracterizada pelo excesso de curvatura lombar, também ajuda a acumular gorduras na barriga, que se projeta para frente, tornando-se muito evidente.

Veja os exercícios mais indicados para perder barriga:

Aeróbios – Devem ser praticados de 5 a 6 vezes por semana numa intensidade de moderada a forte, respeitando o nível de condicionamento físico do praticante. O tempo de duração é no mínimo 30 e no máximo 60 minutos.

Localizados - Devem ser praticados 3 vezes por semana. Para aumentar a resistência muscular deve-se começar um treino com menos peso e mais repetições e depois passar a utilizar pesos com o objetivo de aumentar a massa muscular, além da resistência.

Alongamentos - São importantes para fortalecer a musculatura. A força dará resistência e flexibilidade para o músculo. 





Nature Trainning
Respire, Transpire e Viva Melhor!!!!
Profª Camila Armando